Problemas no processo de desembaraço aduaneiro

Home - Consultoria internacional

Durante o processo de desembaraço aduaneiro, algumas empresas podem enfrentar desafios na liberação de importações no porto ou aeroporto, decorrentes de problemas relacionados a detalhes que não foram considerados previamente desde o início do processo da importação, ou seja, antes de nossa atuação.

 

Questões como documentação incompleta, classificação tarifária incorreta, negligenciamento da necessidade de anuência prévia de órgãos do governo etc. são comuns quando as importações são efetuadas sem um conhecimento profissional mais aprofundado.  A W3 está preparada para atuar objetivamente nessas situações, onde o objetivo primordial é a retirada das mercadorias do porto, principalmente para cessar os custos portuários e de demurrage(*).

 

Demurrage é um termo utilizado no contexto de transporte marítimo e logística que se refere à taxa cobrada por um armador ou operador de navio quando um contêiner ou carga é mantido além do período acordado de uso. Essa taxa é aplicada para compensar o tempo extra que a carga ocupa espaço no navio ou no terminal, prejudicando a eficiência operacional e o fluxo de mercadorias.

Basicamente, a demurrage é uma forma de penalização para incentivar o descarregamento e a devolução rápida dos contêineres, evitando congestionamentos e custos adicionais para a empresa de transporte.